Sexta-feira, 29 de Abril de 2011
E antes que eu me esqueça
A minha profissão é uma das piores possiveis nos quesitos "flexibilidade" e "part-time", sou médica e para piorar sou ginecologista ... Mas vamos passar la, passei a semana a pensar em algumas alternativas para as pobres mães, E ginecologistas E que querem conviver intensamente com os filhos.
A grande coincidência foi um post publicado no Facebook de um médico ginecologista brasileiro que eu admiro muito, cujo título é: "More Physicians say no to endless workdays" Aqui está o link. Os médicos americanos jovens já não querem trabalhar o dia todo, dedicar a vida à Medicina como faziam os médicos antigamente, fazem seus turnos de urgência, voltam para casa, desligam os telefones e aproveitam suas vidas...
Infelizmente eu ainda pertenço à geração passada, dou meu telefone e meu email às pacientes, digo a elas "Se precisar de algo é só falar, estou à disposição", recebo muitas ligações ao longo do dia e digo uma coisa: isto não torna meu dia mais pesado, isto não impede que eu continue a dar a máxima atenção para o meu filho... Isto até me dá um certo prazer: posso confortar as minhas pacientes com algumas palavras "Fica tranquila, isso é normal" ou "vá a urgência minha senhora, só para ver se está tudo bem"...
No meu caso "part-time" é poder fazer escolhas: eu prefiro fazer menos turnos de urgência, abdicar de noites e fins de semana, eu prefiro não ser a melhor médica do mundo, mas ser a melhor médica para as minhas pacientes, eu prefiro ganhar menos dinheiro e ser mais feliz.
Eu vou dar o que eu puder dar, até um limite. Eu espero que as pacientes entendam isso e a melhor forma de fazê-lo é ser honesta, mostrar que além de médica eu sou humana, sou mãe, filha, esposa, mulher e perco noites de sono porque o bebê chorou.
Minha escolha hoje é ser mãe, mas é incontestável que isto também me tornou uma médica melhor. Eu entendo cada dor e alegria que minhas pacientes estão a viver: eu já experimentei cada uma delas e não tenho medo de dividir minhas experiências.
Fernanda


publicado por flexbilizar ~ conciliar às 18:23
link | comentar



Facebook e-mail declaração de princípios
pesquisar
 
últimas notícias

Conquistar terreno no mer...

Esperar que as coisas aco...

Trabalho mais do que nunc...

Regresso ao Interior

Comercial - aprender para...

Má experiência com final ...

Compreender, focalizar, p...

Flexibilizar com Austerid...

Uma experiência de super-...

os nossos 10 mandamentos

tags

todas as tags

arquivo

Março 2012

Fevereiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

subscrever feeds