Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Flexibilizar para conciliar

Flexibilizar para conciliar

O dia em que deixei de ser Quadrada

17.10.11, flexbilizar ~ conciliar
Alex Kopli   Em 2004 cheguei a uma empresa para dar início a um projeto pioneiro, cheia de entusiasmo vesti a camisola e trabalhei com afinco, recebendo elogios e gratificações pelo meu bom desempenho e organização. Durante os cinco anos seguintes a minha vida baseou-se num esquema muito comum em Portugal, saía muito cedo de casa, metia-me num transporte público, (...)

Evolução para conciliar

14.09.11, flexbilizar ~ conciliar
Para melhor mudar mentalidades mudou-se o nome do movimento para "Flexibilizar para conciliar". Esta mudança surgiu para se passar uma imagem mais transparente e real do que pretendemos do mercado de trabalho : a entrada na era moderna da relação trabalho-família. Com a entrada das mulheres no mercado de trabalho, as família sofreram alterações profundas, as crianças passaram a ter menos apoio e atenção e houve um desiquilíbrio próprios a todas as mudanças. Chegou agora o (...)

Creches na Empresa

05.09.11, flexbilizar ~ conciliar
ANA TERESA MOTA | Consultora em Recursos Humanos   À primeira vista parece ser uma medida de empresas ricas, de quadros de topo, de tempos de vacas gordas, as creches e jardins de infância nas empresas são, agora mais do que nunca, uma medida de sobrevivência. É em tempos de crise que as empresas não se podem dar ao luxo de altas rotatividades porque se perde tempo e clientes com novas contratações, é em tempos de contenção que as empresas têm que descobrir formas de reter (...)

Escolher um emprego

27.07.11, flexbilizar ~ conciliar
ANA TERESA MOTA | CONSULTORA EM RECURSOS HUMANOS A flexibilidade e a capacidade de gerir a mudança começa em nós próprios. Nas nossas escolhas e nas nossas decisões. Pode parecer uma decisão grande começar a pensar em mudar de emprego, mas o certo é que todos os dias aceitamos o emprego que temos, escolhemos o emprego que temos e nem hesitamos ao escolher este emprego onde não ganhamos bem, não nos sentimos felizes, não temos tempo para a família. Está escolhido e a decisão (...)

As primeiras semanas após o regresso de uma licença de maternidade

26.07.11, flexbilizar ~ conciliar
Regressar ao trabalho pode parecer um choque cultural. A funcionária entrará mais rápida e facilmente no ritmo se se sentir apoiada desde o primeiro dia. “Se algum gestor me dissesse que não havia necessidade de dar pessoalmente as boas vindas a uma funcionária que regressa, ou de planear um período de adaptação/actualização da formação, eu diria que esse gestor era incompetente, e perguntar-lhe-ia como se iria sentir ao começar um novo emprego, ou um novo projecto, se o (...)

Abono de Família Pré-Natal

01.07.11, flexbilizar ~ conciliar
EDUARDA MARIA CASTRO | ADVOGADA E MEDIADORA PENALOs tempos que vivemos são de dificuldades e privações, por isso o saber com o que podemos contar é fundamental. É certo que o ideal é aprender a pescar e não receber ou pedinchar o peixe, mas até para aprendermos a pescar precisamos de apoio nem que seja para ter a cana. Por isso, falando de crise e de apoios e sem deixarmos o tema da Parentalidade, lembrei-me que seria oportuno conversarmos sobre Abono de Família Pré-Natal. O que (...)

De pequenino se torce o pepino

30.06.11, flexbilizar ~ conciliar
Dra. Cátia Santos| Psicóloga, área de Psicologia Clínica Hoje é dia de se falar sobre o impacto da interacção dos pais na vida da criança. No artigo anterior dei a conhecer um pouco da importância da interacção das crianças, com os pais, para o desenvolvimento das mesmas. Tendo surgido alguma curiosidade e interesse em explorar um pouco mais as diferenças encontradas nas interacções entre as díades, esta semana dedicamos o espaço da Psicologia a um olhar mais cuidado (...)

Trabalho independente II

29.06.11, flexbilizar ~ conciliar
Ana Teresa Mota | Consultora em Recursos Humanos Depois do pequeno artigo sobre o trabalho independente as perguntas e questões que surgiram sobre os pagamentos e dinheiros foram em número suficiente para me ocorrer que fazia sentido voltar ao tema. E eu que passo a vida a dizer que é preciso fazer contas, em especial neste capítulo, abordei de forma demasiado ligeira as contas. Ora vamos a elas. A minha maior surpresa quando confrontada com perguntas do género “queria saber (...)

Avaliar a possibilidade de flexibilidade numa determinada função

28.06.11, flexbilizar ~ conciliar
Seguem-se algumas directivas que podem ajudar tanto o empregador como o funcionário a avaliar o tipo de trabalho flexível que pode funcionar melhor para uma determinada função. Considerações para o trabalho flexível segundo o tipo de função : Membro de uma equipa - O trabalho é mais à base de projectos, com prazos longos e menos dependente de outros membros da equipa? Este tipo de trabalho permite uma flexibilidade relativamente autónoma, como trabalho a partir de casa (...)